16 novembro 2011

Entrevistando o autor - Bento de Luca




E ai galerinha, hoje estreia uma nova coluna no blog:
Entrevistando o autor
E fiquei muito feliz porque Bento de Luca, o autor de O Príncipe Gato, já era parceiro do blog e aceitou estrear a nova coluna!


1- Conte-nos um pouco sobre você.


Na realidade, “Bento de Luca” é o pseudônimo utilizado por dois autores e primos: Marcelo Siqueira Silva e Gustavo Costa de Almeida Siqueira! Resolvemos adotar um único pseudônimo, pois utilizamos a ideia de que nosso livro é uma total fusão de nossas mentes, e que seria, portanto, terminantemente impraticável separar isso. Bento de Luca, deste modo, logo criaria uma identidade, se tornaria uma personalidade, o autor da trilogia “O Príncipe Gato”!


2- De onde veio a ideia de escrever o livro?

Escrevemos juntos desde a adolescência. A ideia de escrever o “O Príncipe Gato” veio de forma natural, despreocupada, sem grandes pretensões, no final de 2009. Estávamos andando aqui em São Paulo, provavelmente sem nada para fazer (risos), e resolvemos criar uma estória para passar o tempo. Quando nos demos conta, as ideias eram tantas, e ficamos tão empolgados com aquilo, que logo vimos que seria definitivamente impossível colocar tudo dentro de um único livro; assim nasceu a ideia da trilogia. 

3-  O que é necessário para escrever um livro?

Basicamente uma história (risos), de preferência boa! É preciso, claro, ter o mínimo de noção de gramática, uma mente aberta, imaginação e uma boa dose de paciência. A procura por uma editora é certamente a grande provação do autor, onde é preciso ter muita determinação e perseverança.

4- Os livros são importantes na sua vida?

Sem sombra de dúvidas! Temos um amor especial pela Literatura Fantástica. Ela que move todo nosso apetite pela leitura! Em cada livro existe um portal para um universo novo, para novas descobertas; todas elas acabam colaborando para o autoconhecimento. No final das contas é isso que importa. Estamos aqui nesse mundo para aprender e evoluir; os livros certamente auxiliam nesse processo!



5- Cite alguns de seus livros preferidos, e fale um pouco sobre eles.

O primeiro livro que de fato iniciou nosso gosto pela literatura foi “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da autora J. K. Rowling, consequentemente, a saga inteira. Livros e autores que não podem ficar de fora da nossa lista: “O Senhor dos Anéis” – J. R. R. Tolkien; “As Crônicas de Nárnia” – C. S. Lewis; “Percy Jackson e os Olimpianos” – Rick Riordan; “Trilogia Fronteiras do Universo” – Philip Pullman; “Alice no país das Maravilhas” – Lewis Carroll; autores nacionais destacaríamos “André Vianco”, “Eduardo Spohr” e “Raphael Draccon” (que são atualmente os três grandes nomes da literatura fantástica nacional).

6- O que seus leitores significam pra você?

Nossos leitores são parte integrante do mundo de “O Príncipe Gato”, sem eles nada faria sentido. Escrevemos diversos contos já, porém não publicados... É uma satisfação imensa ter uma obra, uma criação própria. Contudo, no caso do Príncipe Gato, decidimos por publicá-lo, e isso indica que não mais buscávamos apenas a satisfação própria, mas queríamos atingir o público, queríamos que conhecessem a nossa estória. O mais divertido e prazeroso é ver a reação de cada um ao ler.

7- O que você pensa dos blogs/sites literários?

Acreditamos que para a literatura, em um contexto geral, tenha sido um grande passo promovido pela internet. Hoje qualquer pessoa com acesso a um computador pode partilhar de seu gosto pelos livros, e conhecer mais sobre as novidades que estão por aí. Existe uma discussão constante acerca da profissionalização das publicações, construindo resenhas mais técnicas, e achamos muito válido, porém temos de lembrar sempre do caráter informal do blog, que seria como um diário público. Sem todo o apoio dos blogs, simplesmente não estaríamos conseguindo o espaço de divulgação que temos hoje. Devemos muito a vocês!

8- Qual é a sensação de ter um livro publicado?

Olha, vai ser difícil explicar essa sensação. É maravilhosa! É como trazer um filho ao mundo, prepará-lo da melhor forma, e ficar ansioso para saber se ele irá crescer e prosperar como você espera.

9-   Alguma mensagem aos leitores?

Após alguns meses de muita divulgação, o Príncipe Gato finalmente está chegando de fato às livrarias. Esperamos e muito que toda a expectativa gerada seja não só atendida, mas superada, pois lutamos e sonhamos muito com esse dia! Queremos trazer momentos de emoção, reflexão e descontração a todos vocês.

10-  Onde os leitores podem se comunicar com você?

O contato com os leitores é muito importante e iremos preservá-lo da forma mais completa possível. É possível entrar em contato conosco através do Facebook (Bento de Luca), Skoob (Bento de Luca), Twitter (@oprincipegato), pelo e-mail (contato@oprincipegato.com.br), ou ainda pessoalmente nos eventos que estivermos participando. Todo o feedback é de extrema valia! Podem mandar sugestões, críticas, elogios; é tudo muito válido! Acessem também o site oficial: www.oprincipegato.com.br Nosso muito obrigado, e até a próxima! Fiquem com o Príncipe Gato!

Queria agradecer a você Bento, pela entrevista *__*
Espero que vocês tenham gostado e até a próxima!

Um comentário:

  1. Oiii, tudo bem?
    gostei bastante da entrevista.
    Beijinhos

    Sthefanie Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coodenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir