04 janeiro 2012

Resenha - Camundo




Camundo - o Desenho e a Sombra
do brasileiro Nanuka Andrade,
editora Underworld.


Depois de fugir de um asilo de desvalidos, Camundo encontra abrigo na casa de um rico e influente ervateiro. O que pode ser um final feliz para um menino abandonado acaba se tornando uma infeliz sucessão de acidentes e infortúnios.
Camundo não é um menino comum (nem um pouco rs'); é capaz de desenhar coisas terríveis, que acontecem logo em seguida: incêndios, acidentes e crimes, entre outras temeridades. O que Camundo não sabe é desenhos assim podem despertar o interesse de gente perigosa, como uma sociedade secreta, conhecida por Asseclas do Lagarto, que está disposta a tudo para trazer um segredo milenar á tona, escondido nos corredores subterrâneos da cidade.


Camundo, apesar de ter 379 páginas, não foi uma leitura cansativa. O Nanuka também é desenhista e foi ele que fez os desenhos com começo de cada capítulo, que ficaram o máximo! As imagens aqui do lado são algumas ilustrações que ele fez para o livro; clique nelas pra aumentarem e você poder ver melhor. 


Quando eu ouvia a palavra "asilo" me vinha à cabeça idosos! Mas Camundo tem 13 anos e vive num asilo! Porque? 


Deixando isso de lado, tem outra coisa pra constatar. Logo no começo 
do livro tem uns erros de digitação, palavras juntas, escritas erradas e etc. Creio que isso não seja um erro do autor, mas sim da editora. Mas isso não interfere em nada, nadinha mesmo! 


A história se passa no Brasil, mas me parece que numa época antiga porque têm charretes, um casarão que também parece antigo, carros antigos... (prometo que não falo mais "antigos" nessa resenha, ok?)rs'   


Eu comprei porque me indicaram ele, faz um dois meses mas... eu paguei caro nele! Comprei por $39,90 com frete e tudo mais, mas a pouco o Nanuka anunciou em seu twitter que estava vendendo por $19,90 com o livro + marcador + caricatura do comprador! Aff, me deu uma raiva! Mas valeu muito a pena pagar tudo isso a mais porque o livro é ótimo! Recomendadíssimo. 
Camundo é muito original e a narrativa é deliciosa. Sendo ele um livro nacional, ja ganha muitos pontos! Quantos livros nacionais têm na sua estante? Se você ainda não tem Camundo, tenha! É um livro ótimo e merece sim todos esse elogios!
 Essa coisa meio sobrenatural, desenhos com vida, não exatamente, digo, eles não tem vida, eles "acontecem". E isso certeza atrai a todos, a história é muito legal, uma narrativa esplêndida, leia Camundo!


Eu estava pensando, num futuro distante (nem tanto) fazer uma promoção do livro, o que vocês acham? Respondam nos comentários, e repito: comentem muito! \o/


Confiram o book trailer:





(...) Camundo não foi capaz de contrariar a menina. Achou que teria finalmente uma explicação para as propriedades mágicas dos desenhos.

(...) A bela mulher empunhava um objeto metálico e pontudo, que o menino logo reconheceu ser o punhal que a senhora Eisenbahn utilizava para abrir envelopes.

Beijos , Felipe


18 comentários:

  1. Nossa, faz tempo que não venho aqui !! Que design perfeito !! Quem Fez ??

    Adorei a resenha, já tinha vontade de ler o livro, agora tenho mais, muito mais !! Como você conseguiu o livro ?? É parceiro do autor ?

    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Felipe, Camundo é um livro que estou com desejo de ler a muito tempo, muito mesmo. Vou correr agora e ver essa promoção que o Nanuka está fazendo. Os desenhos são realmente muito bonitos, e sempre dão um gosto a mais nos livros.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  3. Como você sabe, eu morro de vontade de ler esse livro. Não tem muito o que falar né? Parece ótimo, só pelos desenhos já vale a pena :)
    Eu super apoio a ideia de ter uma promo do livro. Assim eu posso ter ele ;D
    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Noss, estou doido para ler esse livro, vejo o autor falar muito bem nele, e com sua resenha pude ter a certeza.

    Parabens mesmo pelo conteudo e como abordou a história que tem uma lição ai no fundo.

    att

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Falam muito bem desse livro, parece ser muito bom e pela sua resenha realemtne vale a pena. Adorei os desenhos, são lindos *-*

    Uma história bem diferente essa, e uma promoção ia ser ótimo! Eu ia adorar o/

    Ótima resenha ;D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser ótimo !!
    Na lista de desejados !!
    Espero que tenha a promoção !!

    ResponderExcluir
  8. Felipe, que bacana! Adorei a resenha. Obrigado por prestigiar o livro. Fico feliz de saber que mais autores nacionais vêm conquistando um espaço tão significativo no mercado editorial.

    Ah, e sobre a palavra Asilo, antigamente, era assim que se chamava este tipo de instituição que abrigava meninos de rua! Hoje, o uso da palavra é mais apropriado para pessoas que estão acima de 60, e que, infelizmente, não tem quem zele por eles, né?

    Adorei o blogue e fico feliz pelo convite de parceria!

    Um abração!

    Nanuka Andrade

    ResponderExcluir
  9. Oi,Felipe!!
    Faz tempo que to com esse livro aqui na estante mas nunca consigo colocá-lo na frente dos demais.Sua resenha tá tão bacana que deu vontade de adiantar a leitura.
    Parabéns pela bela resenha!
    Bjs...
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  10. É a primeira resenha que leio de Camundo e gostei muito. Na verdade, adorei! Já tinha ouvido falar no livro, mas nunca e despertou o interesse como agora. Super interessante!

    Parabéns ao Nanuka e muito sucesso!

    Beijocas,

    Lu (autora de Equinócio)

    ResponderExcluir
  11. Que pena que você de início comprou o livro tão caro (Brasil, Nacional neh? Um absurdo!)
    Mas que bom que valeu apena, agora estou com vontade de ler hahahaha :D
    Parece ser ótimo, e já que você recomenda ;)
    Demais. Sem contar que o Camundo vive num as=ilo é isso mesmo? Porque? haha Agora estou curioso ;)
    Abração, sucesso sempre.


    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  12. Hey Felipe, tudo bem??
    Adorei sua resenha, muitas pessoas já me recomendaram este livro também, e sua resenha está sendo um incentivo a mais para a compra.

    E nossa que trabalho lindo do autor com os desenhos, completou bem o livro.

    Se você fizer promoção eu tô dentro (embora a sorte não me conheça kkk)

    Beijos
    Lis - Batalha Literária

    ResponderExcluir
  13. Oie Felipe, achei linda a capa desse livro e muito interessante colocar alguns desenhos complementando a historia.
    Legal a resenha, encantei com o enredo esta indicado para futuras leituras.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis
    http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. E a vontade de ler esse livro que dá, hein?
    POis é, um dos livros que mais cobicei em 2011. O problema é que parece que nesse novo ano isso nao mudou =/
    vou ver se consigo a promo, e uma caricatura hehe

    ótima resenha!

    grande abraço!

    Pedro Almada
    @Pedro_Almada @InspiradosOBDGI
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Que blog lindo, adorei e já estou seguindo.
    Beijos,
    ;)

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é SENSACIONAL, um dos melhores nacionais que eu já li! Fora que os desenhos no início de cada capítulo dão um charme pra história, né? :)
    A única coisa que me incomodou bastante foram esses erros de digitação... os autores nacionais precisam de mais consideração por parte das editoras, na minha opinião.

    Mas apesar disso, eu também recomendo muito essa leitura!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, adorei a resenha. Fiquei com vontade de ler o livro, que eu fiquei sabendo que faz parte de uma série. É bom incentivar a literatura nacional, principalmente a nova que é bem diversificada. Parabéns

    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, ouvi muita gente falando bem desse livro. E não é que eu perdi essa oferta maravilhosa do livro no final do ano. Fazer o quê?!! Eu espero um pouco pra comprar, para não correr o risco de ficar assim como você...rs...com raiva por ter pago muito.
    Adorei sua resenha.
    Realmente tenho muito pouco escritores nacionais na minha estante. E fico maravilhada com a quantidade e a qualidade dos livros nacionais na atualidade. Tô fazendo minha lista pra esse ano e já tem muitos nacionais e esse é um que não vai ficar de fora.

    Se for por falta de apoio para você fazer uma promoção com este livro, não fique triste eu apoio com força...rs... e aposto que muitos outros leitores também vão adorar.

    Mais uma vez parabéns!
    Sua nova leitora
    @aplalima
    abração.

    ResponderExcluir