14 junho 2012

Descontraia #5

Hey peeps! ;P
Esse descontraia veio de um clique errado. É. Eu estava no Twitter novidade! e o mouse escorregou e eu cliquei acidentalmente num link de divulgação do Bruno, do blog Minha Estante. Veio numa ótima hora esse post!! 
Eu nessa ressaca literária em que me encontro, vi a luz no fim do túnel fazendo essas contas e seguindo as recomendações. Vejam! 

Ler mais rápido e ter um melhor aproveitamento na leitura é o sonho de todo mundo que gosta de ler. Uma série se métodos chamados leitura dinâmica podem fazer com que você leia de 5 até 8 vezes mais rápido que um leitor normal, que lê até 150 palavras por minuto com 60% de aproveitamento.

Chocados?? Eu também! Vamos ver como realizar essa proeza? É meu sonho ler um livro de 500 páginas em 4 horas! haha' 

Você e eu agora nos perguntamos: "Como me torno um leitor dinâmico?" É simples! Siga as dicas abaixo e se torne um leitor dinâmico :) 

  • Tenha um lugar confortável para ler. 
Para você ler rápido e sem interrupções, é importante que você tenha um local silencioso, com uma boa luz e além de tudo, que seja confortável. Quanto menos interrupções você tiver, mais rápido e de fácil compreensão será a leitura. Ruídos externos - televisão, rádio - podem tirar sua concentração.

  • Jamais pronuncie o que lê.
Você já deve ter percebido que seu cérebro compreende mais rápido as palavras do que você consegue pronunciá-las. Portanto não perca tempo lendo em voz alta, isso não vai ajudar você a compreender o texto melhor. E também não trapaceie lendo com os lábios ou a garganta, ok?

  • Não veja as palavras como um conjunto de sílabas
Quando você começa a ler rápido, seu olhos, para acompanhar seus comandos, acaba focalizando a palavra em apenas um ponto. Assim, você não lerá o texto como uma sequencia de letras e sim como uma unidade de pensamento.

Aqui estão algumas dicas da SuperInteressante que o blog EcoLivros postou.

há leitura

  • Descubra sua velocidade em pl/min
Para evoluir, você precisa saber o estado em que está agora. Vamos fazer uma conta relativamente "simples" para descobrir isso.

Digamos que pl/min signifique “palavras por minuto”. Primeiro conte o número médio de palavras em uma página do livro que você está lendo (conte quantas palavras tem em uma linha, quantas linhas têm em uma folha e multiplique).

pl/min
Nível de leitura

150


Leitor normal/iniciante


150 a 400

Leitor intermediário


400 a 650

Leitor avançado


650 a 800

Leitor dinâmico



Agora use um cronômetro, ou apenas marque a hora no relógio, e conte em quanto tempo você lê essa folha. Depois disso, faça o seguinte:

Meu tempo de leitura foi de 56s. Agora Pegue o tempo de leitura (em segundos) e divida por 60 para descobrir em quantos minutos você leu a página. Exemplo:

Tempo de leitura: 56s ÷ 60 = 0,93min

Palavras por folha: 442 >> 442 ÷ 0,93 = 475 pl/min

Como mostra a conta acima, após dividir o número de palavras na folha que você contou em quanto tempo a leu, irá  descobrir o seu pl/min! :)  Pode parecer complicado, mas não é! Contanto que você tenha uma calculadora te ajudando ;s  Agora vamos impor algumas metas!

  • Determine qual vai  ser o seu pl/min

Agora você precisa determinar qual será sua meta de velocidade. A conta acima foi do MEU tempo, agora eu quero descobrir quanto tempo levarei para ler o livro todo.


Palavras por folha:

Folhas:


Pl/min:

442


255


475

 255 folhas x 442 palavras/folha = 112.710 palavras ÷ 475 = 237 min ou 3h09min

Terminaria esse livro em menos de 4 horas! E olha, que só tem 255 páginas! *-*


Algumas pessoas não leem por preguiça. Veem aquele livro imenso, cheio de palavras, sem nenhuma figura... E já nem querem começar. Pode ser porque essa pessoa aprendeu a ler sílaba a sílaba. Agora você me jogam na cara: "Mas Felipe, todo mundo aprendeu a ler e escrever lendo silaba a silaba!". Sim, eu sei disso, mas tem pessoas que desenvolvem a leitura e passam a ler o conjunto de palavras e não apenas as sílabas. Nós, os bookaholics. Você não vai ler "A Passagem" juntando silaba por silaba pra formar a palavra. Não, né??

Enfim, eu queria agradecer imensamente ao Bruno do Minha Estante. Veio do blog dele esse post. Eu ameo e não pude deixar de compartilhar com vocês!!

E agora? Vamos ler mais, e mais rápido? Yupi! =S haha' 

..: Fonte :..
Beijos,
e até a próxima! :)

4 comentários:

  1. Que post genial! kkkk
    Fiz meu teste aqui... Sou uma leitora avançada, uii! Será que chego no "dinâmica" um dia? Vou tentar, rs
    Adorei esses testes e as dicas, já anotei tudo no meu bloquinho e espero que dê certo! ^^


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Quando eu conseguir um pouco de sossego vou tentar. Por enquanto vou lendo devagarinho... :(

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Mas ainda sou uma leitora iniciante :/

    ResponderExcluir