04 setembro 2013

Descontraia - 10 bibliotecas mais incríveis do mundo

Hey pessoal, tudo bem?
Bibliotecas são os lugares mais mágicos, né? É só entrar eu uma que eu me sinto em casa. É um lugar aconchegante, silencioso e cheio de livros [a melhor parte!]. Pensando nisso, trouxe pra vocês as bibliotecas mais legais do mundo! Vamos ver? Ó, são muito, muito lindas. 



1 - BIBLIOTECA DO CONGRESSO - Washington D.C.
Localizada em três edifícios na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C, a Biblioteca do Congresso possui mais de 155 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas, configurando a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros.


2 - BIBLIOTECA GEORGE PEABODY - Baltimore, Estados Unidos
 Fundada no século 19, possui mais de 300 mil itens. Está localizada em Baltimore, Maryland (EUA). O edifício da Biblioteca, que foi inaugurado em 1878, é reconhecido pela sua impressionante arquitetura interior. A Sala Stack Peabody contém cinco camadas de rochas ornamentais em ferro fundido e varandas que se elevam de forma dramática para a clarabóia, à 18,6m acima do piso.


3 - BIBLIOTECA JOANINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA - Coimbra, Portugal
Em Portugal, é considerada um ícone da arquitetura e seu acervo conta com mais de 1 milhão de livros. Dentre eles, a maioria é da língua portuguesa, mas também podemos encontrar alguns exemplares em latim. A biblioteca completou 500 anos em março e é a responsável por guardar um dos exemplares da primeira edição de Os Lusíadas, de Luis de Camões. 

4 - BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL
Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina . Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.


5 - BIBLIOTECA DA ASSEMBLEIA NACIONAL - Paris, França
Possui itens raríssimos, como as minutas do processo de Joana D'arc e manuscritos originais de Jean Jacques-Rousseau. Está localizada no Palais Bourbon, em Paris (França).

6 - BIBLIOTECA PÚBLICA DE NEW YORK - Manhattan, Nova York
New York Public Library é uma biblioteca pública localizada em Manhattan, Nova York, Estados Unidos. É uma das principais bibliotecas do mundo e está entre as mais significantes dos Estados Unidos. O que há de incomum nela é que é composta por um vasto sistema de circulação pública combinado com um vasto sistema de não-empréstimo. É simultaneamente uma das maiores bibliotecas públicas dos Estados Unidos e uma das maiores redes de pesquisa em bibliotecas no mundo.

7 - BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA - Alexandria, Egito
A nova Biblioteca de Alexandria foi construída como um memorial a uma das Sete Maravilhas do Mundo. Foi inaugurada em 2002, em homenagem à antiga biblioteca destruída na Antiguidade. Possui mais de 300 mil volumes. No prédio, há um planetário, salas multimídia, laboratório de restauração de manuscritos, quatro museus, quatro galerias de arte e um centro de eventos. Localiza-se em Alexandria, a segunda maior cidade do Egito, com mais de 4 milhões de habitantes.


8 - BIBLIOTECA BODLEIANA - Oxford, Inglaterra
Criada em 1602, a biblioteca da Universidade de Oxford é uma das mais antigas da Europa. Com 11 milhões de itens, a construção conta com diversos objetos históricos como a Bíblia de Gutenberg, o primeiro fólio de Shakespeare e quatro exemplares da Carta Magna.



9 - NOVA BIBLIOTECA DE STUTTGART – Stuttgart, Alemanha
A construção da Biblioteca de Stuttgart começou há três anos e está orçada em 80 milhões de euros. Trata-se de um cubo monolítico com dois pisos subterrâneos e nove andares. O edifício inteiro, tanto dentro quanto fora, é completamente branco.

10 - REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - Rio de Janeiro, Brasil 
No Brasil, a Biblioteca Real Gabinete Portguguês de Leitura, no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Sua arquitetura evoca o estilo gótico renascentista da época dos descobrimentos portugueses. A biblioteca é o maior acervo de obras portuguesas existentes no Brasil. Conta com cerca de 300 mil exemplares, incluindo obras raras que precisam de autorização para serem consultados. 

Dá pra escolher só uma? Dá pra saber qual a mais linda? Não mesmo! Todas são tão lindas e só de olhar as fotos dá um friozinho na barriga de nos imaginarmos lá. 
Mas as que eu mais gostei e mais quero ir visitar são a Biblioteca Nacional do Brasil (a mais fácil e perto de visitar!), a Biblioteca de Alexandria, no Egito (um pouquinho mais longe, rs) que tem um acervo enorme, é imensa e apaixonante, e a Nova Biblioteca de Stuttgart. Acho que me sentiria naquela cena de Harry Potter em que o Harry "morre" e encontra Dumbledore na estação de King's Cross. Muito amor, né? Alguém me leva! 
E vocês?

- Felipe

3 comentários:

  1. Cara, cara, cara que post perfeição *----*

    Nunca fui em nenhuma das duas bibliotecas do Brasil (e em nenhuma das outras do post), mas fiquei com vontade de ir em todas *-----*

    Parabéns pelo post, deve ter dado um trabalhão pesquisar as informações :D

    E gostei do layout novo também!

    Beijos,
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nessas bibliotecas iria ficar um dia inteiro para escolher apenas um livro UASAHSUA devem ter tantos livros bons que fica difícil escolher apenas um e acho que escolheria ler por lá mesmo, porque é cada ambiente maravilhoso que dá vontade de morar. Vontade de fazer tour para conhecer todas UAHSSU.

    Rieri
    teoremaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Um Dia, eu tenho fé, irei visitar todas!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir