03 dezembro 2013

Descontraia! - Projeto Esqueça um livro.


Minha gente, 'prestenção que hoje tem um projeto, ó, de lavar a alma e ainda ajudar um coleguinha! 
Depois que você lê seus livros, deixa eles na estante pegando poeira e mofando? É, eu também, não consigo desapegar! Mas tem gente que consegue, vejam vocês, e "abandonam" seus livros pela cidade. 

O projeto Esqueça um Livro é baseado no conceito do BookCrossing, que tem como objetivo transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Sabemos que o Brasil não é lá essas coisas quando o assunto é acesso à cultura, né? Por isso, transformaram o BookCrossing no Esqueça um Livro para ser realizado aqui em terras tupiniquins. E, bem, para que transformem o mundo numa gigante biblioteca, o pessoal que participa do projeto não se importam de libertar os seus livros em locais públicos como cafés, transportes públicos, bancos de jardim, parques, embaixo de árvores e outros lugares para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes. 

"Você esquece um livro e compartilha conhecimento. 
Quem encontra, leva pra casa e depois esquece também. 
Assim o conhecimento se espalha." 

Mas, Felipe, qualquer um pode participar? Eu quero compartilhar minhas leituras também!

Sim, você pode, pequeno gafanhoto. E é super fácil. Você só precisa,  obviamente, ter um livro pra esquecer, e um lugar para deixá-lo. 

 Pode ser um livro que você gostou muito e quer que todos leiam e tenham a mesma experiência que você teve ou mesmo um que não gostou mas acha que outros podem gostar. Acho que nem precisaria dizer isso, mas o livro tem que estar em boas condições, né? Na capa, contra capa, ou dentro você põe um bilhetinho explicando o projeto pro próximo leitor e dizendo que, quando ele terminar, que esqueça de novo em outro lugar para que outra pessoa possa desfrutar da leitura e assim suscetivamente. 

Esqueça o livro em terminais de ônibus, na escola, faculdade, praças, parques, embaixo de árvores, lanchonetes, bancos... qualquer lugar é lugar! (Só cuidado pra não deixar onde tenha muito sol e chuva, o que pode danificar o livro, rs.)

Eu achei o projeto SUPER legal, de verdade. Na hora que li sobre, já peguei uns livros na minha estante pra praticar o desapego e esquecê-los pela cidade.  Voltei lá no outro dia e qual não foi minha surpresa ao ver que não estava mais lá? Tomara que alguém tenha pego para ler. 

 Enfim, e você? Vamos esquecer livros por aí? Afinal, como diria minha avó, da vida não se leva nada! Compartilhe os livros, as histórias, as emoções, os mundos presentes nele, compartilhe cultura, dissemine a leitura. 

- Felipe.


5 comentários:

  1. Aaah é tão legal isso! Em São Paulo tem uma estantes em alguns lugares do Book Crossing, mas "esquecer" um livro por ai é tão... mágico. *-* Pena que a cidade em que moro atualmente é pequena e nem dá vontade de fazer, mas quem sabe ano que vem (em outra city) eu não deixe um pedacinho de mim por ai? ;)

    Bjinhos
    @mariapsalles
    Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Ai, não consigo participar disso! Sempre fico imaginando que algo pode acontecer com os livros, alguém pode jogar fora ou algo assim. Sei que é tosco, mas eles são quase meus filhos! haha
    No entanto, é uma bela ação. Parabéns por ter feito!

    Estou te seguindo e pare de bobeira, seu blog também é lindo! <3
    Beijinhos,
    Isa - www.entreparagrafos.com

    ResponderExcluir
  3. Hey, Felipe! Caraca, muito tempo que não visito aqui e não sei se o novo visual é realmente "novo" mas, pra mim, é e não posso passar aqui sem dizer o quanto ele está LINDO DE MORRER *----* Achei a ideia bem bacana e estou pensando em fazer o mesmo, tenho uma penca de livros que não quero mais, não consegui ler até o final etc, então... Quase certo de eu participar. Mas daí fica a incerteza do destino do livro, acho que vou colocar o meu e-mail no bilhete do livro, quem sabe não crio uma amizade com a pessoa pra quem passei o livro adiante? haha

    Matheus, Bobagens & Livros.
    www.bobagenselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai... Juro que acho uma ideia muito legal, mas sou muito egoísta quanto aos meus livros. Sério, choro só de pensar em escolher um pra desapegar. É muito mais fácil eu comprar um livro pra esquecer do que esquecer um dos meus D: Triste :/

    Beijos, Luu
    http://degradeinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A já ouvi falar desses projetos e tal e nunca participei...mas estou pensando seriamente em começar :c
    Acho que deixarei no ônibus com um bilhetinho e tal e com página do facebook e twitter hahahah olha que legal hein :D
    Beijo Lipe o/

    ResponderExcluir