08 janeiro 2012

Resenha - O Menino do Pijama Listrado, John Boyne

O Menino Do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado
de Jhon Boyne,
Companhia das Letras - 186 páginas


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.


Bem, o que dizer de O menino do pijama listrado. É simplesmente lindo e triste! Ele ja esteve na minha lista a muito tempo, mas fui passando outros e outros na frente e ele ficou esquecido. Mas hoje resolvi voltar com a resenha de um clássico, que é O Menino do Pijama Listrado. Perfeito.


 Jhon Boyne escreve lindamente, com o ar infantil de Bruno, inocente, ingênuo.
Me apaixonei por ele quando o peguei na mão! A capa é super linda, tem um textura igual  tecido, afinal é o PIJAMA listrado, a capa tem tudo a ver com a história, que também é linda, o que torna o conjunto lindo.


No começo, me pareceu muito parado, mas depois foi ficando legal, e entendi o porque de tanta ingenuidade do garoto, e também só depois da "metade" consegui entender tudo, a guerra, nazismo e tudo mais. O livro é recomendadíssimo, muito bom e emocionante

Eu não me aguentei e vou ter que mostrar a vocês o que está escrito na orelha do livro. é muito legal! Vejam.

(...) Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realiza-la sem que você saiba nada sobre a trama.Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado a garotos de nove anos). E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca.Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.


Apesar de o ano só estar começando, ele já é um dos melhores do ano!  Se você tiver dúvida sobre ler ou não o livro, fica a dica: Leia! 


A resenha ficou curtinha né? Não me castiguem por isso, afinal não tem muito o que falar do livro, ele é simplesmente incrível! E para vocês não esquecerem, eu repito: comentem! \o/


Quem quer ver o filme O Menino do Pijama Listrado?? Eu \o/







Pra quem quiser, um pouquinho do livro...




Gente, esse foi O Menino do Pijama Listrado, que eu super recomendo! Leia ele.

Beijos,
e até a próxima! :)


22 comentários:

  1. Esse livro também está na minha lista há tempos. Primeiro porque adorei o título, depois que descobri do que se tratava a história, me interessei mais. Adoro o tema do holocausto. Sua resenha está ótima, Felipe. Não precisava ser nenhuma resenha longa, pois você foi sucinto mas ressaltou o mais importante. Só confirmei que meu instinto sobre o livro estava certo.
    Vou seguir a sua recomendação! :o)
    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha1 Tenho muita vontade de ler esse livro e agora a vontade só cresceu! Parabéns a vc e o autor!

    ResponderExcluir
  3. Me atrai no inicio pela capa, li a sinopse fiquei igualmente interessada, no final de 2011, me atrevi a assistir o filme e...
    Amei! (embora tenha chorado muito) Fico imaginando o livro, já que possui mais detalhes e na íntegra.
    Concordo com tudo que você escreveu, uma obra que muitas vezes não temos palavras pra expressar, apenas sentir no coração.
    Bela resenha, claro que vou ler e vc fortificou minha decisão.
    Continue assim...
    Sucesso!
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha. Não ficou nada curtinha, ficou ótima!
    Não li o livro ainda, porém, já assisti ao filme. Chorei barbaridade... É incrível a capacidade humana e como a inocência pode ser tão mágica no pior dos horrores. E o preço a se pagar é bastante alto.
    Penso que vou demorar um pouco para conseguir ler este livro, pois, o filme tem um tempo determinado para se contar uma história, todavia, o livro, é rico em detalhes e muito mais profundo em cada página. Mas com toda certeza deve ser uma leitura maravilhosa. Um dia quem sabe eu tome coragem de ler...pra me emocionar novamente.

    Parabéns pela resenha e pelo blog! Amei e voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha não ficou nada curta.
    Não importa o tamanho, mas sim o que você quer passar ao leitor.
    O livro é ótimo, mas prefiro o filme. Acho pq tem mais emoção.

    Bianca
    http://umuniversofantastico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, este livro está na minha lista há tempos! A sinopse é interessantíssima e sua resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade de ler esse livro, lembro de uma amiga ter tido que o livro era maravilhoso e que eu precisa muito ler e o que mais me instiga nesse livro é o fato de se passar na gerra, adoro ler livros desse tipo.

    Adorei a resenha, espero poder ler esse livro em breve (:

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lindão!

    Num falei q eu ja vinha?!

    Peguei esse livro pra ler umas 2 vezes...
    Mas como vc mesmo disse: o inicio é meio parado! E eu acabei abandonando a leitura...
    Nunca vi o filme, mas não deve ter nem metade do que conta o livro não é?!

    Gostei da resenha! Ficou curtinha, mas me ajudou a criar coragem e continuar lendo o Menino do pijama listrado.

    Bjão!

    @AnnyPlata
    aestranhaestantedagi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. já estava morrendo de vontade de comprar esse livro fa um tempão...agora deu mais ainda!!

    ResponderExcluir
  10. Oiiii ^^ Realmente a resenha ficou bem curtinha :( Queria saber mais, ahseoiahseas' bom, mas o pouco que li, eu gostei e quero ler *-* Adoro livros passados na 2a guerra *-*

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,meu lindo!!Demorei mas cheguei!!rsss
    Bem,o que dizer desse livro lindo...Eu sou louca por ele faz tempo,mas nunca consigo comprá-lo.Mas,já vi o filme e chorei muito,ele é tão triste,adoro filmes desse gênero.Apesar de já ter assistido o filme ainda pretendo ler o livro.Sua resenha ficou linda!Ah..e uma coisa muito importante a dizer: NÃO IMPORTA O TAMANHO DA RESENHA E SIM A MENSAGEM,A EMOÇÃO COM QUE VOCÊ A TRANSMITIU!
    bjs!!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  12. Ja ouvi falar desse livro e todo mundo fala bem, mais confesso ser um genero que nao me atrai muito, quem sabe despois da sua resenha eu anime e compre logo O Menino do Pijama Listrado !
    Beijos
    Raíssa Lis - Flor de Lis
    http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é mesmo excelente. Fiz o mesmo que você: fiquei adiando a leitura dessa obra por muito tempo, mas quando finamente resolvi lê-lo, me encantei rapidinho pela história.

    Sua resenha ficou muito boa. Parabéns! =D

    Abraços,

    Breno Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Sempre quis ler esse livro, gosto de histórias tristes que trazem algo sobre guerras como A menina que roubava livros. Estranho isso, mas acho bem interessante, é de certa maneira uma forma de saber mais sobre o contexto histórico e o que as pessoas passavam. A resenha ficou muito boa, deu para ver o quanto você gostou desse livro e agora minha vontade de lê-lo aumentou, claro. Sua resenha ficou curta? De certa forma sim, mas não é o tamanho dela que importa, mas sim o conteúdo que ficou ótimo, como falar mais sobre esse que parece ser um excelente livro? Praticamente impossível! Portanto em questão de tamanho não importe, existem muitas resenhas grandes e ruins... Não vejo o filme pela razão de querer ler o livro primeiro, acho mais interessante, filme para mim é muito vago e curto, livros mexem mais com meu psicológico. Mais uma vez: parabéns por essa resenha, foi bom saber mais sobre esse livro.

    Abraços
    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  15. aaaaaaaaaaaaaa eu ja assisti o filme \o/\o/...mas o livro ainda nem vi a cor dele bua bua!!
    OTIMA RESENHA Õ/\O!!
    BEIJINHOS
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Me arrependi de não ter lido o livro inteiro, me deu uma vontade de saber tudo.

    ResponderExcluir
  17. Ah esse livro parece que é ótimo,ele está na minha lista do desafio 2012, estou doida pra ler. Visitando e seguindo, te aguardo no me blog,agradeço se seguir. Até mais.


    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito bom. Gosto muito de filmes que mostram a visão das crianças no momento de guerra, e acho que esse livro retrata isso. A mistura do horror da guerra com a inocência da infância é uma bela e triste mistura. Ainda espero ler esse livro.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  19. Quero ler o livro !! Sempre vejo ele na biblioteca, mas nunca me deu vontade de pegar ;| Vai me entender o.O Eu estou devendo ele para minha tia ! Vou dar ele de presente para ela !! E vou mostrar sua resenha, para que ela fique assim como eu, com mais vontade de ler !!
    Adorei a resenha !!

    Fernando

    http://migre.me/7tIPf

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas pretendo fazer isso logo.
    Seguindo aqui já! Convido você a conhecer e seguir o Sook também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    Beijinhos
    Renata (sou a Renata do grupo de leitura)
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  22. Menina! Confesso que entrei no blog só pela promoção super atraente que vi no blog da minha amiga Pollyanna Campos "Entre Livros e Personagens"


    Culpada! Eu sei! kkkk
    Bom amei o blog e essa resenha em especial, pois tbm li este livro e vc mostrou mt bem o que realmente é o livro! Triste e tocante ao msm tempo! Mostra claramente a inocência de uma criança de 8 anos diante da situação mais triste da história!

    Amei o blog e pode esperar mais comentários meus!

    Tá de parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir