17 junho 2012

Resenha - Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Jogos VorazesJogos Vorazes
de Suzanne Collins,
ROCCO Editora

A história se passa numa nação chamada Panem, fundada depois do fim da América do Norte. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Eu li esse livro emprestado, porque eu ainda não tinha me apaixonado pela série e fala sério, não era um dos mais baratos. Mas enfim, essa semana eu comprei meu box!  Veio todo estragadinho, eu pedi para trocar, mas eu comprei! E estou doido pra ler os outros dois. 

Antes de ler, eu já havia visto várias resenhas do livro dizendo que era maravilhoso, violento, sangrento, romântico,  e lindo! Pode isso arnaldo? Fiquei confuso, com um pé atrás com a série. 

Aí, certo dia, eu sem nada pra ler, sem novos livros, peguei emprestado Jogos Vorazes. Comecei a ler e achei super sem graça, mas de repente, o livro acabou! Sim, foi assim mesmo. Você vai se entretendo na história, ela te conquista e você não consegue largar por nada. Foi o livro que li mais rápido na minha vida. Se não me engano, deve ter umas 460 páginas (porque eu não estou com ele agora) e eu consegui ler em apenas 3 dias!, o que pra mim foi um recorde!

Bom, agora que minha histeria passou, vamos falar um pouco da história muito bem construída e estruturada por Suzanne Collins. É daqueles livros que você pega pra ler de noite e fala "Vou ler só um capítulo!" e acaba lendo sete. Você sente o que os personagens sentem, você chora com eles, grita "Cuidado!!" , e se apaixona por eles. 

Katniss mora com a mãe e a irmã, Primrose Everdeen no pobre Distrito 12. Ela tem uma surpreendente habilidade com arco e flechas, que são usados para abater animais para ganhar dinheiro e alimentar sua família. Quando vão ser selecionados os nomes de dois tributos para os Jogos, é óbvio que o destino ignora as probabilidades e é selecionado o nome da irmã de Katniss, Prim. Katniss se vê frente a frente com a possível e quase certa morte de sua irmã nos Jogos Vorazes e se voluntaria pra ir no seu lugar. Aí sim, começa o livro e você se encanta e não larga até que acabe.


Katniss - a protagonista - tem uma forte personalidade é lutadora, guerreira, astuta, e quer por que quer ganhar esses benditos Jogos!, e tem mesmo né?! Ou morre. ;s A distopia é escrita em primeira pessoa, na visão da protagonista Katniss, o que te proporciona várias dimensões da história e sentir de certa forma o que ela sente. Eu simplesmente amei, e virei fã da série! Nossa, não tenho palavras para descrever o que eu senti quando li, foi demais. A narrativa da Suzanne te prende e você não consegue largar nem que queira! No dia em que comecei a ler, já parei na metade e passei o dia inteiro pensando no livro. Fica lembrando do que aconteceu, nos diálogos, mortes e tudo mais. É assim, não tem escapatória.

 Não quero dar spoilers, porque esse é um livro que você tem que ler sem saber de nada. Senão perde toda a graça. Se eu dei algum spoiler, me desculpem! Eu acho que não soltei nenhum, mas enfim...

Você, que gosta de distopias, mortes, amor, rivalidade, e luta pela sobrevivência em meio ao caos, corre que esse livro foi feito pra você! Tenho certeza de que irá adorar como eu adorei. *-*

Agora é esperar a boa vontade da Submarino para trocar meu box de Jogos Vorazes e eu ler os próximos: Em Chamas e A Esperança.

Leiam Jogos Vorazes e Que a sorte esteja sempre a seu favor

Beijos,
e até a próxima! :)


8 comentários:

  1. Heey Felipe!

    Adorei a resenha, Jogos Vorazes é um livro ótimo, com uma narrativa super envolvente e uma história incrível. Adorei a resenha :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que resenhona! haha'
    Realmente foi um livro que você leu super rápido, quando você pegar Em Chamas então, não quero nem ver... SUHSAHU'
    Não gostei muito da Katniss nesse primeiro livro, apesar de todos essas características boas, ela é muuuito ignorante e só pensa nela mesma!
    Ótima resenha ;)

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Felipe!!!

    Jogos Vorazes é simplesmente sensacional!!!
    É o tipo de livro que vc não consegue largar enquanto não terminar a série toda!!! rsrsrs
    Eu li os 3 de uma vez só e o último eu enrolei pq não queria acabar, e eu nunca chorei tanto. Mentira. Acho que só HP superou a minha choradeira de A Esperança.
    Sua resenha ficou muito boa e acho q não soltou nenhum spoiler, não!

    Beijos Ká!!!
    PS: vc pode atualizar o banner do meu blog nos parceiros, por favor? Com a mudança de layout, mudamos o banner tbm. Obrigada! =]

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Adorei sua resenha!!!
    Também li o livro em três dias e cara, como é legal Jogos Vorazes. Li com o pé atrás também, porque tinha tanta gente fazendo alvoroço deste livro, que já estava me dando nos nervos. Mas ai, resolvi comprar o box dos livro (salgadinho), e quando peguei pra ler não parei mais. Véi, é muito loko kkkkk

    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse livro, não a série inteira pois em chamas dá uma freada e A Esperança pifou tudo kkkk Mas ler JV, ver o filme perfeito foi a melhor sensação q tive em muito tempo.

    Não entro nesse alvoroço ñ, apesar de achar bacaninha, tem uns defetinhos tipo um só ponto de vista e as mortes ra´pidas, quase sem ´´apice q me estressam.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ah eu quero tanto ler.. mas o box não é nada barato mesmo, vou dá uma economizada e ver se compro.
    Vlw pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. :( ainda não li a série… pois é devo ser a única, nem fui ver o filme pois quero ler o livro primeiro (não gosto muito de ver os filmes baseados nos livros que eu quero ler, antes de os ler hehe), mas tenho a certeza que vou adorar...

    ResponderExcluir
  8. Isso me deixou com mais vontade de ler USUDHA' Muito boom.

    ResponderExcluir