11 setembro 2012

Resenha - Garota Replay, Tammy Luciano

Garota Replay
de Tammy Luciano,
Editora Novo Conceito.


 Você já pensou em, numa noite qualquer, dar de cara com você? Sim, descobrir que neste mundo há outra pessoa exatamente igual a você. Igual, não; outra você. Este é só o começo da revolução na vida de Thizi. A garota carioca, alto-astral e sorriso largo, começa a perceber que sua vida tem segredos. Ela teria uma irmã gêmea? Estaria sofrendo alucinações?
Thizi não tinha a menor ideia de como enfrentar as traições do namorado, o distanciamento doa pais, os comentários das pessoas e a vida bagunçada por tantos acontecimentos. Quando achou que já tinha perdido mais do que poderia, seu melhor amigo decide se afastar, pelo bem dos dois.
Agora, Thizi precisa descobrir detalhes sobre seu passado, salvar uma amizade, descobrir detalhes sobre seu passado, salvar uma amizade, descobrir seu grande amor e gritar para si mesma: O que significa a Garota Replay? No final, muitas perguntas serão respondidas … Mas da maneira mais surpreendente possível.
Confesso que no começo não entendia nada desse livro! Primeiro, foi meio frustrante porque no livro todo deve haver apenas umas seis falas dos personagens. É, me perdi nos pensamentos da protagonista e suas reclamações de quê "as roupas dela são melhores que as minhas!" ou algo do tipo. Thizi se mostrou um tanto superficial e fútil.
Mas nem por isso, joguei o livro pela janela. Nas raras vezes em que diálogos dão sinais de vida, eu consegui ver o lado engraçado e juvenil da história e até dei umas risadas!  Só achei meio estranho Thizi ter lá, seu 20 anos e fazer o que fez. Tipo, você acha uma replay sua na rua e fica discutindo consigo mesma se a bolsa dela é Chanel ou Gucci. Como assim?! Achei que ela podia ter tomado outras atitudes e assim, o livro fluiria mais rápido e seria um pouquinho mais interessante.
Porém, a narrativa em primeira pessoa nos faz ficar perto de Thizi, que descreve maravilhosamente bem o cenário e os personagens, que somos obrigados a compartilhar do mesmo amor ou ódio dela com os personagens coadjuvantes. A leitura é super divertida, não posso negar. Te arranca boas risadas e, em alguns momentos te faz refletir. 
Senti falta da narrativa dos YA's americanos. Não, eu adoro livros nacionais e apoio totalmente a campanha! Mas, a narrativa de Garota Replay é muito simples, sem muitos detalhes e complexidades. Bem leve mesmo, para ler em um dia, sem precisar pensar. rs' Mas eu achei bem legal a ideia de fazer referências à música brasileira e lugares do Rio de Janeiro (livros nacionais estão "investindo" nisso, o que é muito legal.) porque você se identifica com o personagem! Não criei muitas expectativas para esse livro, por isso não foi uma decepção enorme.
Ao todo, o livro é super relaxante, bem legal de ser lido. Com uma história original, bem adolescente e um finalzinho bem clichê, Garota Replay te prende, você lê e, pra mim, não me acrescentou nada. Mas e super divertida, bem bolada e te faz rir! O que é bom, e, sem contar que a Novo Conceito caprichou na capa e na diagramação do livro.
Leia o livro e tire suas própria conclusões. Muito gente gostou, mas muita gente odiou.
Fiquei parada, me vendo dançar feliz da vida. Nossa... Como estava bonita, bem tratada e cheia de charme. Como se estivesse  no shopping com a Gwyneth Paltrow ela tivesse me dado vários palpites nas minha roupas.
Beijos,
e até a próxima! :) 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, mas mesmo assim eu não o leria, não é meu estilo esse tipo de leitura!
    Para mim é muito pouco, mas há quem goste de textos leves desse jeito...
    parabéns
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O poste ficou ótimo!!! Eu tenho curiosidade pra ler esse livro, mas sempre fico na duvida.
    Bjs
    Cah

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sua resenha, ficou muito bem estruturada e com opiniões bem explicativas. O livro não é um dos que estou bem empolgado para ler, mas parece ser de uma leitura rápida e agradável.

    ResponderExcluir
  5. ggostei muito da resenha, esse é um dos livros q eu leria mas nao é um dos meus estilos preferidos sabe

    ResponderExcluir
  6. Olá felipe, gostei da sua resenha, quando eu ouvi falar desse livro eu não gostei muito, achei a capa e o nome dele muito estranho, depois eu li a sinopse e achei interessante, mas a maioria das resenha que eu leio sobre ele são muito negativas, então não tenho muita curiosidade em lê-lo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir